Oração Inaciana

Os exemplos dos santos e santas nos ajudam a buscar viver também nossa vocação à santidade. Apresentamos aqui um roteiro de oração inspirado nas experiências de Inácio de Loyola, que soube discernir os sinais da vontade de Divina. O discernimento espiritual é uma prática profunda para exercitar um caminho de oração e construir um Projeto de Vida. Assim como Inácio, somos convidados e convidadas a nos colocarmos diante da Cruz “olhando para mim mesmo e perguntando o que tenho feito por Cristo, o que faço por Cristo e o que devo fazer por Cristo” (EE 53).

Que a vida de Inácio nos inspire a estarmos com Cristo e sermos livres e disponíveis para a Missão de construir o Reino desejando fazer tudo para a Maior Glória de Deus. Santo Inácio de Loyola, rogai por nós! 

santoinacio

Oração Preparatória para todos os dias

Senhor, que todos os meus pensamentos, ações e afetos
sejam puramente ordenados ao seu serviço e louvor. 

 Passos para a Oração de Meditação

* DISPOR-SE 

Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um LUGAR tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa POSIÇÃO corporal. 

* PREPARAR-SE

Faço SILÊNCIO interior e exterior. RESPIRO lentamente, suavemente. Tomo CONSCIÊNCIA de que estou na PRESENÇA de DEUS. Faço com devoção o sinal da Cruz.

* SITUAR-SE

PEÇO a DEUS Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a GRAÇA que verdadeiramente DESEJO receber de DEUS. 

* MEDITAR 

LEIO o texto devagar, saboreando as palavras que mais me “tocam”. REFLITO por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. CONVERSO com DEUS como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silencio, seguindo os sentimentos experimentados na oração. 

* REVISAR

Recordo o meu ENCONTRO com DEUS. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os questionamentos; os sentimentos de consolação e desolação; se houve apelos e como me senti diante deles. 

Oração de Santo Inácio de Loyola


Fonte: Centro MAGIS Anchietanum
Mais informações: vocacao@jesuitasbrasil.org.br